COMO A INTERNET DAS COISAS IMPACTA O ERP, O CRM E A FABRICAÇÃO
O mundo está prestes a ficar muito mais conectado com o fluxo da Internet das Coisas (IoT). Como discutido anteriormente, a IoT é uma rede de objetos físicos que estão incorporados com software, sensores e outras tecnologias conectadas à rede que permite que essas “coisas” coletem e comuniquem dados.
Você pode ter interagido com um dispositivo habilitado para IoT. Aqui estão alguns exemplos:
- Aplicativos de telefone que permitem imprimir fotos via Redes Sociais
- Check-ins baseados em smartphones em quartos de hotel
- Microchips em animais de estimação, no caso de eles fugirem ou se perderem
- Veículos Wi-Fi e habilitados para internet
Em outras palavras: é uma espécie de grande coisa. Basicamente, tudo pode estar conectado à internet.
Com o uso da Internet das Coisas aumentando constantemente, o mundo está lentamente se tornando cada vez mais conectado, com diferentes, mais novos e maiores quantidades de dados sendo coletados do que nunca. Então, como isso afeta o mundo do ERP, CRM e manufatura? Bem, muito drasticamente.
Impactos no ERP, CRM e Manufatura
Enquanto a maioria dos sistemas ERP está em processo de adaptação a novas tecnologias, como mobilidade, tecnologia vestível e nuvem, espera-se que a Internet das Coisas seja o próximo grande movimento em tecnologia. A IoT traz muito potencial para erp, CRM e a indústria de manufatura, especificamente:
- Re-encomendas, reabastecimento, Kanbans, através do uso de sensores e dispositivos conectados à internet, poderiam ser imediatamente comunicados ao ERP de uma empresa, sem a necessidade de intervenção humana (além da moderação ocasional dos processos).
- A fabricação enxuta ficaria um pouco mais enxuta, cortando grande parte da necessidade de interação humana com máquinas e dados. A IoT permite que os fabricantes recebam avisos e notificações quando os produtos precisam de atenção ou reparo; no entanto, as empresas precisarão ser capazes de adaptar com sucesso seus processos a esse novo modelo, bem como responder de acordo.
- Entender o comportamento do cliente dentro do CRM da sua empresa pode ficar um pouco mais sofisticado. Ao serem capazes de se comunicar diretamente com os produtos, os fabricantes são mais capazes de avaliar como e quando os produtos estão sendo utilizados, bem como se e quando eles funcionam mal.
- A IoT traz uma tonelada de novos dados para a mesa, e esses dados precisarão ser coletados, processados, analisados e utilizados de forma eficiente pelo software ERP. Como tal, os sistemas ERP precisarão ter muita energia para lidar com o fluxo de novas informações provenientes de vários dispositivos e produtos. Para as empresas de manufatura que estão intrigadas com a perspectiva da IoT, elas precisarão fazer um monte de trabalhos preparatórios e considerar muitos fatores, incluindo o tamanho de seu ERP e CRM atuais, como essas ferramentas de software se conectarão com a IoT, se todos na empresa estiverem a bordo da IoT, como isso afetará os processos atuais de fabricação e vendas/atendimento ao cliente, e muito mais.
- Como mencionado acima, a flexibilidade dentro do local de trabalho é uma obrigação absoluta ao trazer IoT para a mistura. A Internet das Coisas ainda é relativamente nova, então é provável que haja uma curva de aprendizado, não importa o quão preparado um negócio possa ser; independentemente disso, é importante na implementação de qualquer novo software ou tecnologia para poder se adaptar da forma mais eficiente possível e criar um plano de ação para toda a empresa seguir. Apressar-se em algo tão importante quanto ioT pode ser devastador para qualquer fabricante de tamanho.
Potenciais Desafios de IoT
A Internet das Coisas traz um grande potencial para erp, CRM e indústria de manufatura; no entanto, também traz muitos desafios. Abaixo estão alguns problemas potenciais que a IoT pode trazer:
- A segurança dos dados provavelmente será o maior ponto de pressão quando se trata da IoT. Embora a IoT receba mais dados para o uso dos fabricantes, ela também abre as portas para que mais dados sejam violados, especificamente com dispositivos móveis ou tecnologia vestível. Como uma solução tecnológica mais recente, os usuários de IoT precisarão ser capazes de encontrar uma maneira de proteger grandes quantidades de dados de fontes como o mobile;
- O custo de adicionar IoT provavelmente será um grande investimento inicial, algo que muitos fabricantes pequenos e médios simplesmente não serão capazes de fazer.
- A análise dos dados da IoT ainda é relativamente fraca, o que significa que os fabricantes ainda têm que analisar manualmente através de grandes quantidades de informações.
Embora haja muito em jogo com a Internet das Coisas, é claro que não vai embora tão cedo. Novos avanços na tecnologia são comuns na indústria de manufatura, e você pode esperar que as empresas de software comecem a considerar como explorar o potencial da IoT e começar a criar novas formas de processamento e compreensão da tecnologia e da comunicação de todos os tipos de fontes.